Neste projeto, pretendia-se um conjunto de elementos gráficos para divulgar um produto já existente — a "Horta, agricultura na varanda" — um sistema de vasos que permite o cultivo de alimentos em casa. Para além do logótipo e estacionário, foi necessário desenhar o manual de instruções com infografias.
Conceito e moodboard
A Horta defende a agricultura urbana e doméstica como um meio diferente para nos conectar com uma das nossas necessidades básicas — a alimentação. Acredita que quando cultivamos os nossos próprios alimentos, aprendemos sobre a sua origem, os ciclos da natureza e sensibiliza-nos para a sustentabilidade e o desperdício.
O nome quer ser familiar e refletir o orgulho de quem cultiva na sua Horta.
Desenho do logótipo e estacionário
Guia do agricultor urbano
Era necessário acompanhar o equipamento por um manual com instruções de montagem e utilização e, ainda, um calendário com as épocas de cultivo e colheita de algumas espécies hortícolas.
Em resposta, criou-se um desdobrável, A6, onde figuram desenhos esquemáticos para explicar a instalação da Horta, o sistema de rega semi-automática e algumas dicas e conselhos de horticultura.
Ao desdobrar por completo o guia, temos no verso o "calendário da Horta": uma infografia representando os melhores meses para semear, transplantar e colher 18 dos vários vegetais que se podem cultivar numa varanda.
Criou-se também um conjunto de autocolantes digitais, que podem ser usados pelos utilizadores, quando partilham fotografias dos resultados das suas hortas urbanas nas redes sociais.
Por fim, ficam alguns exemplos de como os elementos desenhados podem ser utilizados na divulgação da marca.